OBJETIVO GERAL:
A Insígnia do Cone Sul visa promover o conhecimento, o estreitamento dos laços, bem como o intercâmbio entre escoteiros dos países que integram o Cone Sul: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Bolívia.
A insígnia trabalhará com atividades que farão os jovens explorarem as seguintes dimensões:
• Escotismo;
• Cultura;
• Linguagem e Comunicação;
• Geografia.
• Escotismo;
• Cultura;
• Linguagem e Comunicação;
• Geografia.
PROPOSTA EDUCATIVA
A Insígnia do Cone Sul oferece atividades específicas para o Ramo Lobinho, Ramo Escoteiro, Ramo Sênior e Pioneiro, conforme destacamos abaixo:
Ramo Lobinho - O que eles têm de legal?
Propiciar o conhecimento das diferenças e semelhanças entre os países que compõe o Cone Sul
Propiciar o conhecimento das diferenças e semelhanças entre os países que compõe o Cone Sul
Ramo Escoteiro - O que nós temos em comum?
Propiciar o intercambio cultural com jovens de outro país do Cone Sul.
Propiciar o intercambio cultural com jovens de outro país do Cone Sul.
Ramo Sênior – Somos todos irmãos!
Propiciar a vivência da cultura de outro país do Cone Sul.
Propiciar a vivência da cultura de outro país do Cone Sul.
Ramo Pioneiro – Conhecer bem de perto, viver uma viagem!
Organizar e executar uma viagem a outro país do Cone Sul, tendo contato com a linguagem e vivenciando seus aspectos culturais e geográficos.
Organizar e executar uma viagem a outro país do Cone Sul, tendo contato com a linguagem e vivenciando seus aspectos culturais e geográficos.
REGRAS DE UTILIZAÇÃO
Atendidas as exigências estabelecidas, a Diretoria da Unidade Escoteira Local, por proposta do Chefe de Seção, conferirá o direito de usar a Insígnia do Cone Sul, consoante as seguintes normas:
a) A Insígnia do Cone Sul é oferecida para o Ramo Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro de maneira específica para cada Ramo e os requisitos para sua conquista podem ser encontrados no documento específico;
b) A Insígnia do Cone Sul pode ser conquistada a partir da Cerimônia de Integração;
c) A conquista da Insígnia do Cone Sul será assinalada pela outorga de um certificado próprio e do distintivo correspondente;
d) O distintivo da Insígnia do Cone Sul poderá ser usado no vestuário ou uniforme até sersubstituído pelo mesmo distintivo nos ramos seguintes, ou até a saída do Ramo Pioneiro;
A Insígnia do Cone Sul possui formato orgânico e debrum em amarelo para o Ramo Lobinho, debrum verde para o Ramo Escoteiro, debrum azul para o Ramo Sênior e debrum vermelho para o Ramo Pioneiro.
Participe do grupo da Insígnia do Cone Sul no Facebook:
www.facebook.com/groups/422307437891748/
www.facebook.com/groups/422307437891748/
requisitos - RAMO LOBINHO
Escotismo
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Descobrir quais distintivos poderia conquistar se fosse de outro país do Cone Sul.
b) Ensinar a Alcateia a cantar uma canção escoteira de outro país do Cone Sul.
c) Conhecer as principais terminologias do Ramo Lobinho (Alcateia, Matilha, acampamento, etc) em outro idioma falado no Cone Sul (espanhol, português, guaraní, etc) diferente do seu.
d) Conhecer o símbolo das Associações Escoteiras que integram o Conesul.
b) Ensinar a Alcateia a cantar uma canção escoteira de outro país do Cone Sul.
c) Conhecer as principais terminologias do Ramo Lobinho (Alcateia, Matilha, acampamento, etc) em outro idioma falado no Cone Sul (espanhol, português, guaraní, etc) diferente do seu.
d) Conhecer o símbolo das Associações Escoteiras que integram o Conesul.
Cultura
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Degustar pelo menos um prato típico de outro país do Cone Sul, conhecendo sua história e origem.
b) Visitar exposições ou feiras culturais referentes a outros países do Cone Sul.
c) Conhecer uma lenda ou conto de outro país do Cone Sul e conta-la para Alcateia.
d) Conhecer o nome das principais danças típicas dos países do Cone Sul.
e) Ir a uma peça de teatro cujo roteiro seja de outro país do Cone Sul e não esteja adaptado.
b) Visitar exposições ou feiras culturais referentes a outros países do Cone Sul.
c) Conhecer uma lenda ou conto de outro país do Cone Sul e conta-la para Alcateia.
d) Conhecer o nome das principais danças típicas dos países do Cone Sul.
e) Ir a uma peça de teatro cujo roteiro seja de outro país do Cone Sul e não esteja adaptado.
Linguagem e Comunicação
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Assistir uma animação ou filme nacional de outro país do Cone Sul.
b) Enviar e receber uma correspondência, ou e-mail, contendo uma foto de sua Alcateia, para um lobinho de outro país do Cone Sul.
c) Entrevistar alguém que esteja morando, ou tenha morado em algum país do Cone Sul.
b) Enviar e receber uma correspondência, ou e-mail, contendo uma foto de sua Alcateia, para um lobinho de outro país do Cone Sul.
c) Entrevistar alguém que esteja morando, ou tenha morado em algum país do Cone Sul.
Geografia
Realizar as duas atividades abaixo:
a) Indicar, no mapa mundi, onde estão localizados os demais países do Cone Sul, sabendo reconhecer suas bandeiras e explicar o significado das cores de cada uma delas.
b) Pesquisar utensílios e invenções utilizadas no Brasil que tem origem em países do Cone Sul.
b) Pesquisar utensílios e invenções utilizadas no Brasil que tem origem em países do Cone Sul.
Requisitos - RAMO ESCOTEIRO
Escotismo
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Apresentar para sua Tropa como é o Escotismo em pelo menos 3 países do Cone Sul (vestuário/uniforme, distintivos, idades para ingresso, símbolo da associação, estrutura, etc).
b) Participar de um Jamboree Panamericano ou outra atividade com escoteiros de outros países do Cone Sul.
c) Preparar um prato típico da culinária mateira, que seja popular em outro país do Cone Sul, e não usual dos Escoteiros do Brasil.
d) Aprender uma técnica de campo (pioneiria, amarra, confecção de forno, etc) que seja diferente ou não usual dos Escoteiros do Brasil, e aplica-la em uma atividade.
b) Participar de um Jamboree Panamericano ou outra atividade com escoteiros de outros países do Cone Sul.
c) Preparar um prato típico da culinária mateira, que seja popular em outro país do Cone Sul, e não usual dos Escoteiros do Brasil.
d) Aprender uma técnica de campo (pioneiria, amarra, confecção de forno, etc) que seja diferente ou não usual dos Escoteiros do Brasil, e aplica-la em uma atividade.
Cultura
Realizar pelo menos três, dentre as opções abaixo:
a) Explorar a música e a dança em pelo menos 3 países do Cone Sul, destacando quais os principais ritmos, cantores e instrumentos.
b) Fazer uma esquete baseada em uma lenda ou conto de um outro país do Cone Sul.
c) Elaborar um jantar completo (prato principal, acompanhamento, bebida e sobremesa) para sua Patrulha.
d) Ler um livro originário de outro país do Cone Sul e apresentar um resumo para sua Seção.
e) Participar de uma festa típica relativa à cultura de outro país do Cone Sul.
b) Fazer uma esquete baseada em uma lenda ou conto de um outro país do Cone Sul.
c) Elaborar um jantar completo (prato principal, acompanhamento, bebida e sobremesa) para sua Patrulha.
d) Ler um livro originário de outro país do Cone Sul e apresentar um resumo para sua Seção.
e) Participar de uma festa típica relativa à cultura de outro país do Cone Sul.
Linguagem e Comunicação
Realizar as atividades abaixo:
a) Acompanhar as principais notícias de um site de notícias ou jornal de outro país do Cone Sul, por pelo menos duas semanas, e apresentar uma coletânea para a sua Seção.
b) Entrar em contato com um jovem (escoteiro ou escoteira) de um outro país do Cone Sul, e produzir uma notícia sobre uma atividade realizada por ele.
b) Entrar em contato com um jovem (escoteiro ou escoteira) de um outro país do Cone Sul, e produzir uma notícia sobre uma atividade realizada por ele.
Geografia
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Organizar um mural sobre os países do Cone Sul e divulgar para a seção ou para o Grupo Escoteiro;
b) Pesquisar locais em outro país do Cone Sul, indicando onde poderiam ser realizadas atividades como: trilhas, acampamentos, escaladas, travessias, etc e divulgar no site da seção ou do Grupo Escoteiro;
c) Pesquisar os principais pontos turísticos de pelo menos dois países do Cone Sul.
d) Montar um quadro comparativo contendo as principais diferenças de clima, flora, fauna e relevo de pelo menos 3 países do Cone Sul.
b) Pesquisar locais em outro país do Cone Sul, indicando onde poderiam ser realizadas atividades como: trilhas, acampamentos, escaladas, travessias, etc e divulgar no site da seção ou do Grupo Escoteiro;
c) Pesquisar os principais pontos turísticos de pelo menos dois países do Cone Sul.
d) Montar um quadro comparativo contendo as principais diferenças de clima, flora, fauna e relevo de pelo menos 3 países do Cone Sul.
Requisitos - RAMO SÊNIOR
Escotismo
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Participar de um Jamboree Panamericano ou outra atividade com escoteiros de outros países do Cone Sul.
b) Organizar uma coleção de distintivos, com pelo menos 30 peças, contendo distintivos de pelo menos 3 países diferentes do seu.
c) Entrar em contato com um escoteiro de outro país do Cone Sul, programar uma atividade, com duração mínima de 2 horas, que seja totalmente típica naquele país e aplicá-las em sua ou em outra seção do grupo;
a) Participar de um Jamboree Panamericano ou outra atividade com escoteiros de outros países do Cone Sul.
b) Organizar uma coleção de distintivos, com pelo menos 30 peças, contendo distintivos de pelo menos 3 países diferentes do seu.
c) Entrar em contato com um escoteiro de outro país do Cone Sul, programar uma atividade, com duração mínima de 2 horas, que seja totalmente típica naquele país e aplicá-las em sua ou em outra seção do grupo;
Cultura
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Participar de um evento cultural em conjunto com outros cidadãos de países do Cone Sul.
b) Organizar um Jantar típico para sua Seção, de um país do Cone Sul, a sua livre escolha. O jantar poderá ser organizado pela Patrulha ou Equipe de Interesse. Neste jantar deverá ser servido um menú típico (bebida típica, prato principal, acompanhamentos e sobremesa), os participantes deverão estar usando trajes típicos, música típica e deverá ser realizada uma apresentação artística. O jantar poderá ser organizado pela Patrulha ou Equipe de Interesse.
c) Escrever uma peça com um escoteiro de outro país do Cone Sul e apresenta-la para a seção, considerando cenário e caracterização dos personagens.
a) Participar de um evento cultural em conjunto com outros cidadãos de países do Cone Sul.
b) Organizar um Jantar típico para sua Seção, de um país do Cone Sul, a sua livre escolha. O jantar poderá ser organizado pela Patrulha ou Equipe de Interesse. Neste jantar deverá ser servido um menú típico (bebida típica, prato principal, acompanhamentos e sobremesa), os participantes deverão estar usando trajes típicos, música típica e deverá ser realizada uma apresentação artística. O jantar poderá ser organizado pela Patrulha ou Equipe de Interesse.
c) Escrever uma peça com um escoteiro de outro país do Cone Sul e apresenta-la para a seção, considerando cenário e caracterização dos personagens.
Linguagem e Comunicação
Realizar pelo menos duas, sendo obrigatória a primeira:
a) Participar ativamente de um debate (pessoal ou via internet) com, pelo menos, mais duas pessoas de outro país do Cone Sul; sobre um tema de abrangência global da atualidade.
b) Criar uma comunidade, ou grupo, em alguma rede social, com jovens e adultos de outros países do Cone Sul e mantê-la atualizada com notícias e informações úteis por pelo menos quatro meses.
c) Criar um “Jornal Mural” na Sede de seu Grupo Escoteiro e mantê-lo atualizado com notícias úteis do Cone Sul por pelo menos quatro meses.
a) Participar ativamente de um debate (pessoal ou via internet) com, pelo menos, mais duas pessoas de outro país do Cone Sul; sobre um tema de abrangência global da atualidade.
b) Criar uma comunidade, ou grupo, em alguma rede social, com jovens e adultos de outros países do Cone Sul e mantê-la atualizada com notícias e informações úteis por pelo menos quatro meses.
c) Criar um “Jornal Mural” na Sede de seu Grupo Escoteiro e mantê-lo atualizado com notícias úteis do Cone Sul por pelo menos quatro meses.
Geografia
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Preparar um roteiro de viagem para outro país do Cone Sul, considerando os pontos turísticos a serem visitados, transporte, orçamento e campanha financeira, segurança e cronograma de ações.
b) Visitar um outro país do Cone Sul, fazendo uma apresentação posterior a sua seção, mostrando fotos e vídeos dos locais visitados, principais traços culturais, gastronomia, curiosidades, etc.
c) Fazer uma apresentação áudio visual sobre o Mercosul para sua Tropa, explicando os principais objetivos, países que o integram e seu ponto de vista quanto a sua importância.
d) Elaborar um projeto de atividade aventureira em outro país do Cone Sul.
a) Preparar um roteiro de viagem para outro país do Cone Sul, considerando os pontos turísticos a serem visitados, transporte, orçamento e campanha financeira, segurança e cronograma de ações.
b) Visitar um outro país do Cone Sul, fazendo uma apresentação posterior a sua seção, mostrando fotos e vídeos dos locais visitados, principais traços culturais, gastronomia, curiosidades, etc.
c) Fazer uma apresentação áudio visual sobre o Mercosul para sua Tropa, explicando os principais objetivos, países que o integram e seu ponto de vista quanto a sua importância.
d) Elaborar um projeto de atividade aventureira em outro país do Cone Sul.
Requisitos - RAMO PIONEIRO
Elaborar e executar um projeto de viagem para outro país do Cone Sul, considerando todos os aspectos operacionais, tais como:
• Roteiro;
• Transporte;
• Documentos e vacinas necessárias;
• Pontos a serem visitados;
• Segurança;
• Locais de hospedagem;
• Contato com outros escoteiros;
• Entre outros;
• Transporte;
• Documentos e vacinas necessárias;
• Pontos a serem visitados;
• Segurança;
• Locais de hospedagem;
• Contato com outros escoteiros;
• Entre outros;
Após a viagem, deverá ser apresentado por meio audiovisual todos os detalhes da aventura, indicando os principais aspectos culturais e geográficos do local visitado.
Olá! Sou escoteira e infelizmente tenho um prazo curtíssimo para terminar a insígnia do Cone Sul e terminar a Lis de Ouro! Por favor, alguém tem algum contato de um escoteiro do Chile, Uruguai ou Argentina? Talvez um grupo em uma rede social, ou contato pessoal, qualquer coisa serve! Muuito obrigado!!
ResponderExcluir