sábado, 8 de setembro de 2012

História do Grupo Escoteiro Gilwell Park 22 Pa




O Grupo Escoteiro Gilwell-Park, originou de um grupo de “acólitos” da Paróquia de São Pedro e São Paulo, no bairro do Guamá, em Belém do Pará.
O incentivo para se iniciar um Grupo Escoteiro, partiu do Padre João da Cruz, vigário daquela Paróquia, sendo as ações e atividades dirigidas pelo Chefe Adonai do Socorro Ponçadilha que, na função de Chefe de Grupo, coordenou de junho de 1975 a março de 1976, quando teve que ausentar-se por motivos profissionais.
Em agosto de 1976, é convidado para assumir o Grupo o Chefe Raimundo Marçal de Carvalho, então assistente Religioso do G. E. Mauá – 10ºPA. O Chefe Marçal desenvolveu um trabalho de organização escoteira, orientando e aplicando o método e programa em consonância com as metas da UEB.
O grupo continuou sua caminhada, recebendo a autorização provisória da Região do Pará e desenvolvendo suas atividades de formação. Em 07 de maio de 1977, numa manhã de sol, após celebração de missa em ação de graças pelo Padre João da Cruz – 1º Presidente do Grupo, foi realizada a cerimônia de fundação do GRUPO ESCOTEIRO SÃO PEDRO E SÃO PAULO, sediado na Igreja do mesmo nome – Rua Barão de Igarapé Miri, 418, que recebeu o numeral 22º da Região do Pará. Na cerimônia foi feita pelo Comissário Regional, a renovação da promessa do Chefe Marçal que, em seguida, tomou as primeiras promessas do Grupo, dos “Escoteiros-Seniores” Aluisio Barata da Silva e Edimilson de Souza Sampaio, monitores das Patrulhas “Duque de Caxias” e “Pico da Neblina”, respectivamente.
No início do Grupo as seções existentes eram: Alcatéia de Lobinhos -Matilhas branca e cinza- Chefe Rodolfo Gonçalves; Tropa de Escoteiros – Patrulhas Javali, Leão e Pantera – Chefe Jairo Silva; Tropa de “Escoteiros Seniores” – Patrulhas Pico da Neblina e Duque de Caxias – Chefe Raimundo Marçal.
O lenço original do Grupo  era de cor verde-bandeira, tendo duas listas na cor vermelho nas bordas.
O Grupo continuou seu desenvolvimento, ampliando o número de seções e formando outros Chefes.
Em novembro de 1978, após um curso “de adestramento” em Brasília, o Chefe Marçal, tendo recebido do então Escoteiro-Chefe Rubem Suffert um distintivo de Gilwell-Park (Parque localizado na Inglaterra, área de formação de adultos, referência no Escotismo em termos de adestramento), lançou a proposta de mudança ao nome do Grupo, o que foi acatado pelo Conselho de Grupo. A partir de dezembro de 1978 passou a GRUPO ESCOTEIRO GILWELL-PARK – 22º PA, com as cores características de Gilwell e o lenço na cor amarelo ouro, com duas listas nas cores preto e vermelho. O  Grupo passou  a assumir o símbolo de Gilwell, que é um machado cravado em um tronco.
Em janeiro de 1980, após convênio da Região do Pará com a LBA – Legião Brasileira de Assistência para patrocínio de Grupos Escoteiros, o Grupo passou a ser patrocinado pela LBA, sediando-se no Centro Social nº 4 – Av. José Bonifácio, 2308, no mesmo  bairro do guamá, desta feita, assume a Chefia de Grupo o Escotista Aluisio Barata da Silva.
Desde sua fundação, o Grupo vem se destacando no Escotismo Regional, na década de 80 recebeu inúmeros prêmios, dentre eles em 1981 foi agraciado com o mérito de “Grupo padrão”, tendo participação ativa nas atividades Escoteiras Regionais e na comunidade local.
O Grupo continuou crescendo, em 1982 foi criada a Tropa de Escoteiros II e o Clã de Pioneiros.
Em 1988, assume a Chefia de Grupo, o Escotista Elinaldo Ramos da Silva, que deu continuidade às atividades, sempre contando com o trabalho de uma Equipe de Chefes que marcaram época nas atividades do Grupo.
A Chefia, quadro fundamental para que o Grupo pudesse desenvolver seu trabalho educativo, sempre contou com pessoas que dedicaram seu tempo em benefício do Escotismo, dentre os quais destacamos:  Elinaldo Ramos, Eliana Silva (Ane) Stefani Henrique; Dilson Remédios, Helder Albuquerque, Francimar Oliveira, Gil Jorge Foicinha, Augusto Barata, Fernando Augusto Silva, Itamar Santos, Itacimar Santos, Mariléia Souza,

Na diretoria do Grupo, várias “Comissões Executivas” cuidaram da parte administrativa, e da fundação até o ano 2000, tivemos os seguintes Presidentes:
·       Padre João da Cruz
·       Íris Oliveira
·       Odelim Fernando Baia
·       Maura Cardoso
·       José Afonso Ribeiro
·       João Primo Leray
·       Eunice Maria Ramos da Silva
·       João Alves dos Santos
·       Gilberto Gomes da Silva
·       Arley Duarte dos Santos
·      Ademir Braga da Silva
·      Aluisio Barata da Silva
·      José Daniel Júnior
  • Aluisio Barata da Silva
O Grupo Escoteiro atuou nas dependências da LBA durante 16 anos, até 1996, quando por extinção do órgão federal, o prédio teve que ser demolido.
Em janeiro de 1997, o Grupo passou a funcionar nas dependências da Escola Ruth Rosita Gonzales – Rua Paes de Souza c/ Trv. 14 de abril – guamá, sob a coordenação do então Diretor Técnico Elinaldo Ramos da Silva, tendo como Diretores João Primo Leray (Presidente) Edna Soares (Administrativo) e Aluisio Barata (Financeiro).
Em janeiro de 1999, a Assembléia do Grupo elege novos Diretores: Eunice Maria Ramos da Silva (Dir. Presidente) José Maria Marques (Dir. Administrativo) Lígia de Nazaré F. da Costa (Dir. Financeira) Aluisio Barata da Silva (Diretor Técnico) e Walmir de Almeida (Dir. Recursos Adultos). Neste período a Chefia das seções era: Eliana Silva (Alcatéia); Mauro Lucas Barros (Tropa de Escoteiros I); Elinaldo Ramos (Tropa de Escoteiros II); Fernando Augusto (Tropa Senior) e Elizabeth Assis (Clã Pioneiro)
     Neste mesmo ano, o Grupo Escoteiro Fabiano de Cristo, localizado na instituição de mesmo nome, sito Barão de Igarapé Mirí, teve que fechar as portas, assim o Grupo Escoteiro Gilwell Park transferiu-se para o Lar Fabiano de Cristo, com a fusão o grupo ficou com 2 Alcatéias, 3 tropas escoteiras, 2 tropas sêniores e 1 Clã Pioneiro.
      Assim hà 14 anos o Grupo Escoteiro Gilwell park atua no Lar Fabiano de Cristo com muitas atividades em prol da educação no bairro do Guamá.

8 comentários:

  1. EU PASSEI MINHA JUVENTUDE NESSE GRUPO DOS 12A OS 21 ANOS E ESQUECERAM DE COLOCAR AI O NOME DE QUEM LEVAVA O NOME DO GRUPO PARA TODO O ESTADO. (MARIVALDO, PEU, PIO, CLAUDIO,BUDA,JERRY, ANTONIO,EVALDO, EVERALDO, EMANUEL, FERNANDO,E MUITOS ESCOTEIROS QUE PASSARAM E MARCARAM ÉPOCA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOVA GERAÇÃO DO GILWELL-PARK ,É KAMILLY , KAUANY ,JOÃO , KAROL ,PAULA , KAIQUE ,BIA ,LUANA E ETC....

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. QUE SEJA FEITO AS PALAVRAS DE MINHA ESPOSA ( SILVANA ) AS MINHAS !

    ResponderExcluir
  4. Gilwell park é muito bom!! Amo a chefia a minha tropa Caio viana Martins e minha Patrulha cascavel ><

    ResponderExcluir
  5. fui uns dos primeiros escoteiros a formar a tropa 2...1981 mais ou menos,ganhei uma medalha do chefe aloísio e do meu chefe elinaldo de escoteiro destaque assim que ingressei,pena que não fui lobinho...

    ResponderExcluir
  6. hoje estou com 51 anos,moro em benevides...sempre serei um escoteiro e sempre estarei sempre alerta..gilwell park sempre vai está em meu coração,nunca deixarei de ser um escoteiro...palavra de escoteiro

    ResponderExcluir
  7. hoje senti saudades do gilwell park...na verdade sinto todos os dias,teve um dia ,ano retrasado estive ai,visitei e dei de presante uma faca que ganhei do aloísio e entreguei para um lobinho,minha camisa de pioneiro e meu lenço ainda com assinaturas e datas daquele tempo mágico que sempre vou lembrar com carinho e felicidade....saudades....saudades..um abraço ao chefe brasil.....eu me chamo rosalvo moraes

    ResponderExcluir